
Lar Espírita
Francisca de Lima
Missão
Atender plenamente à criança em sua formação
Visão
Tornar-se uma instituição educacional de referência, pautada nos valores da moral Cristã Espírita
Valores
Respeito aos princípios Cristãos Espíritas
Nossa História
Duzentas crianças de diversas partes de Goiânia, na faixa etária de quatro meses a cinco anos e onze meses de idade são atendidas no Lar Espírita Francisca de Lima. O atendimento é de dez horas diárias com atividades lúdico-pedagógicas e sociais. O Lar passou por muitas reestruturações até chegar ao formato atual, com Diretoria e ConselhoFiscal eleitos a cada dois anos conforme prevê o Estatuto.
O Surgimento
O Lar, como é mais conhecido, surgiu em 1951, quando Carlos de Lima fundou o Centro Espírita Francisca de Lima na casa dele, no dia onze de março de 1951. Foi instalada também uma Escola de Corte e Costura para pessoas necessitadas, depois uma Biblioteca Pública, registrada no Ministério da Educação e uma escola mista noturna. Para auxiliá-lo,Carlos Lima organizou o grupo “Legionários do Bem” formado por voluntários, a ele associados, na construção do projeto.
A Sede
Em 1952, é lançada a pedra fundamental da sede do Lar Espírita Francisca de Lima no mesmo espaço onde está até hoje. O objetivo à época era abrigar órfãs em regime de internato.
A Instituição, sem fins lucrativos, trabalhava na formação moral, social, intelectual e cristã das internas e esteve sob a direção e administração de Margarida Ana de Figueiredo até a década de 1980.
Escola
No dia 11 de novembro de 1982 foi criada a Escola Infantil Meimei de ensino fundamental para atender prioritariamente as crianças da Creche. Naquela época, passando por dificuldades financeiras e por falta de pessoal habilitado, um convênio coma Secretaria de Educação do Estado de Goiás foi realizado para permitir também a ocupação de salas ociosas. O Berçário Joanna de Ângelis, antes vinculado ao Posto de Auxílio Espírita, foi incorporado à estrutura do Lar em 1984. São quase 70 anos atendendo à criança e à família com foco na formação baseada na Pedagogia Transformadora e o respeito aos princípios Cristãos Espíritas.
Hoje
O Lar Espírita Francisca de Lima tem acordo de cooperação-técnica com a Prefeitura de Goiânia / Secretaria Municipal de Educação e é mantido com doações avulsas e mensais que asseguram a compra de alimentos e preparo de refeições para as crianças, desenvolvimento de atividades pedagógicas e culturais, manutenção das instalações e dos projetos no processo de desenvolvimento da criança.